Novo Mercedes Classe S já foi apresentado
A Mercedes acaba de revelar ao mundo o renovado Classe S, antes da sua chegada ao mercado, que deve acontecer no próximo mês de Julho. Depois de várias fotos espias e de "teasers" que pouco ou nada revelavam, podemos finalmente admirar o resultado final deste "restyling" à berlina de luxo da marca de Estugarda.
Olhando para o design exterior, as alterações que saltam de imediato à vista são os novos pára-choques (traseiro e dianteiro). Na dianteira, a grelha foi redesenhada e as entradas de ar estão mais salientes, contribuindo para um "look" mais desportivo e agressivo. Por seu turno, na traseira, o pára-choques também foi redesenhado, sendo que a moldura cromada que contorna as duas saídas de escape "rouba" algum protagonismo aos novos grupos ópticos, que contam com tecnologia LED.
Mas se as alterações ao nível da linguagem visual estão longe de ser radicais, o novo "navio-almirante" da Mercedes conta com grandes novidades ao nível dos motores, da tecnologia e das capacidades autónomas. Mas vamos por partes.
Outra das novidades é o sistema "ENERGIZING Comfort Control", que consegue combinar a climatização, as capacidades de massagens do bancos, o sistema de iluminação e a música de forma a criar um ambiente de harmonia e ajustado às necessidades do condutor, que pode optar por escolher entre seis programas distintos: Freshnessm Warmth, Vitality, Joy, Comfort e Training, sendo que este último consiste no relaxamento ou activação dos músculos com vários exercícios distintos. Todos estes programas têm uma duração de dez minutos e podem ser visualizados no ecrã à frente do condutor.
Por seu turno, no campo dos diesel, este modelo está disponível nas variantes S 350d 4MATIC (286 cv e 600 Nm de binário) e S 400d 4MATIC (340 cv e 700 Nm de binário). Para o primeiro a Mercedes reclama uma média de consumo de 55.5 l/100 km (145 g/km CO2) e para o segundo 5.6l/100 km(147 g/km CO2). Recorde-se que ambas as versões usam o mesmo bloco, o novíssimo motor de 3.0 litros com seis cilindros em linha (já incorpora uma fonte de alimentação de 48 V).
A Mercedes está igualmente a planear um motor de seis cilindros em linha a gasolina e uma nova variante híbrida (Classe S Plug-in Hybrid) que vai oferecer 50 km de autonomia 100 por cento eléctrica graças à nova bateria de maior capacidade, 13,3 kWh.
Mas se a variante "convencional" do Mercedes Classe S já impressiona, há propostas ainda mais especiais para quem procura algo mais. Estamos a falar dos novos Mercedes-AMG S 63 4MATIC+, S 65 e Mercedes-Maybach S 560 4MATIC.
Este último conta com o novo motor V8 de 469 cv de potência e 700 Nm de binário máximo, mas é o nível de acabamento que mais se destaca, com todos os detalhes a serem levados ao extremo. Além do logo da Maybach no exterior, esta versão destaca-se das restantes por contar com vários apontamentos cromados no exterior (ver galeria).
Já a proposta S 65, além de contar com um visual ainda mais radical que a distingue de todas as variantes da gama "S" da Mercedes, está equipada com um motor V12 biturbo de 6,0 litros que continua a debitar 630 cv de potência (valor que já se verificava na geração anterior) e 1000 Nm de binário máximo.
Como referimos acima, é esperado que este novo Mercedes Classe S faça a sua estreia comercial já no próximo mês de Julho. Mas para já as atenções estão focadas no Salão Automóvel de Xangai, certame onde este Classe S faz a sua primeira aparição pública.